Em quem [Jesus Cristo] temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.

Efésios 1:7

Deus precisa me perdoar?

«Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus» (Rm 3:23). Porém, a passagem continua, prometendo justificação «pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus» (v.24). Esta mensagem maravilhosa aplica-se a todos sem exceção. No entanto, somente aqueles que depositam sua fé em Cristo se beneficiam dela. Entre a congregação que ouviu essa mensagem, havia uma jovem estudante que escutou atentamente a cada palavra. Ela admitia que era culpada diante de Deus, como todos os demais. Porém, ela não conseguia entender por que a redenção somente era possível por meio de Jesus Cristo.

«Deus não perdoa toda a culpa, se Lhe pedirmos com sinceridade? Por que preciso de Cristo?», ela perguntou ao pregador. «Porque Deus apenas perdoa os pecados com base no sacrifício expiatório de Cristo. De outro modo, você teria que permanecer distante de Deus», ele explicou.

«Deus precisa me perdoar, pelo que eu entendo. Ele é amor!», ela afirmou provocativamente. «Deus só ‘precisa’ fazer uma coisa: julgar o pecado», o evangelista enfatizou, «porque Deus não é somente amor, mas também luz. Ele é santo e não pode tolerar o pecado. Porém, se uma pessoa se apropria da obra redentora de Jesus Cristo pela fé, então Deus de fato ‘precisa’ perdoá-la, porque Cristo suportou a punição como nosso substituto. Então, Deus age corretamente, justificando todo aquele que crer no Senhor Jesus, declarando-o livre de toda culpa. Se Cristo a representar, Deus pode e precisa perdoá-la» (cf. Rm 3:26).