O Senhor encaminhe os vossos corações… na paciência de Cristo.
2 Tessalonicenses 3:5
A PACIÊNCIA DE CRISTO
Há muito Cristo espera. Ele está esperando para buscar Sua noiva. Por ela Ele sofreu, e se entregou completamente.
E por que o Senhor ainda está esperando? – «O Senhor não retarda a sua promessa… mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam.» – “Por isso… tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor” (2 Pe 3:9,14-15). Se Cristo ainda está esperando, é apenas para que os homens ainda venham ao arrependimento e sejam salvos.
Não deveríamos ser capazes de igualmente esperar com perseverança? Na alegria de nossa conversão ou de um avivamento espiritual, podemos ter a impressão de que tudo irá bem e sem problemas até que o Senhor nos leve. Isto é o que aconteceu com o povo de Israel após a saída do Egito enquanto cantava louvores no Mar Vermelho. Mas então eles tiveram que atravessar o deserto, e nossa fé também deve ser testada por provações. É necessário que «a paciência tenha a sua obra perfeita». Até mesmo Abraão recebeu o Filho prometido somente “esperando com paciência” (Tg 1:4; Hb 6:15).
Sentimos nossa necessidade de graça para manter “a fé e perseverança”, “até o fim”. Porém é necessário que creiamos no Senhor e não confiemos em nós mesmos.
“Fortalecidos em todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a paciência e longanimidade com gozo” (Cl 1:11).