Testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os.
Romanos 2:15
A oferta de Deus
Hoje em dia, muitas pessoas, infelizmente em grande medida, têm fechado seus ouvidos interiores para a voz da sua consciência. De que outro modo eles poderiam dormir tão tranquilamente longe de Deus, em vez de serem assolados pelo pensamento de ter que acertar contas com Deus?
A anedota a seguir trata desse assunto:
O juiz pergunta ao advogado de defesa: «Vossa Senhoria tem algo a dizer em favor do acusado?» «Sim», responde o advogado, «pediria que um fato fosse considerado no veredito: meu cliente é surdo; portanto, ele não foi capaz de ouvir a voz da sua consciência.»
Isso, claro, é uma piada. No entanto, ela tem um fundo sério. Não é a audição física que está em questão, mas nossa consciência, que muitos abafam ou silenciam – uma questão fatídica! No entanto, às vezes, essa voz nos impacta, de forma não solicitada e inesperada. Então, questões há muito esquecidas reemergem: infidelidade, desonestidade, inveja, maus pensamentos…
A mais tardar então, é hora de ouvir o procurador de Deus — como nossa consciência tem sido chamada — e perguntar pelo caminho da salvação. Tudo pode ser colocado em ordem, inclusive nossos piores pecados, e isso, diante do Juiz do mais alto tribunal: o próprio Deus. Por esse motivo, Ele enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para a expiação dos nossos pecados. Porém, precisamos crer nEle, confessando nossos pecados, sem ocultar nada dEle. Visto por essa perspectiva, é uma tremenda oferta de Deus. O ponto é: você a aceitará?