Este [André] achou primeiro a seu irmão Simão e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). E levou-o a Jesus.

João 1:41-42

UM ENCONTRO COM O SENHOR

Quando André «acha» seu irmão Simão, isso não significa que ele tivesse que procurá-lo primeiro, mas que Simão é a primeira pessoa que André encontra e com quem tem uma conversa acerca do Senhor. Naturalmente, André sabia onde encontrar seu irmão Simão. No entanto, achar acesso ao coração de uma pessoa é algo muito diferente do que apenas saber seu endereço. E, para alcançar o coração de nossos semelhantes, devemos falar a palavra certa para eles no momento certo. E só podemos receber esta palavra do próprio Senhor.

André encontra esse acesso ao coração de seu irmão, que evidentemente também aguarda a vinda do Messias. André está cheio de Cristo. Suas palavras e comportamento confirmam que ele agora encontrou Aquele que procurava há tanto tempo. Simão é atraído por isso; sente que deve conhecer o próprio Jesus e de bom grado se deixa conduzir a Ele. Este encontro torna-se o início de um discipulado abençoado para Simão Pedro. Ninguém pode converter outra pessoa. No entanto, podemos testificar em palavras simples que conhecemos o Senhor Jesus; podemos contar o que Ele tem feito em nossas vidas.

Também é de muita ajuda quando oramos regularmente pelos incrédulos que são queridos ao nosso coração, porque então temos comunhão com o Senhor em relação a eles. É assim que nossos corações são preparados para que possamos receber do Senhor a Palavra certa para essas pessoas no momento certo.