A graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, ensinando-nos que... vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente.

Tito 2:11-12

O lema da vida cristã

Quando o barão Pierre de Coubertain restabeleceu os Jogos Olímpicos em 1894, ele cunhou o lema: «Mais rápido, mais alto, mais forte». A bandeira francesa tem o lema: «Liberdade, igualdade, fraternidade».

Há algum lema desse tipo para o cristão? Podem-se muito bem tomar as três palavras, «sóbria, justa, piamente» e torná-las o lema da vida cristã. Sobriamente. Isso se aplica em primeiro lugar a todos nós pessoalmente. A sobriedade tem a ver com autocontrole. Deus não deseja que sejamos influenciados por toda e qualquer coisa ao nosso redor. Não devemos dar à nossa velha natureza nenhuma oportunidade de se tornar ativa. Precisamos manter controle sobre nós mesmos, para não fazermos nossa própria vontade ou vivermos de acordo com nossos próprios desejos.

Justamente. Essa é uma questão de integridade prática (ou seja, igualdade e justiça) em relação ao nosso próximo. Em um mundo cheio de injustiça, podemos mostrar o que significa viver em concordância com Deus. Isso envolve nossa conduta, que deve ser justa aos olhos de Deus, na família, no trabalho ou na escola e onde quer que tenhamos contato com outras pessoas.

Piamente. Isso refere-se ao nosso relacionamento com Deus. Vivamos uma vida de devoção ao nosso Senhor amando-O, obedecendo-Lhe, honrando-O e sempre estando à Sua disposição para o serviço. A piedade é devoção genuína, uma vida por meio da qual Deus é honrado e glorificado.