Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe; ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, te guiará; e quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo.
Provérbios 6:20-22
Conselhos piedosos para jovens
Dificilmente se pode dar um conselho melhor do que estes versículos da Bíblia aos jovens prestes a saírem da casa de seus pais tementes a Deus. Eles precisam de convicções firmes, para não serem arrastados pelo redemoinho da mentalidade secular. Salomão recomenda que eles transformem as instruções de seus pais, que são baseadas na Palavra de Deus, em suas próprias convicções e sua máxima de vida. Nosso entorno muitas vezes tenta nos persuadir a fazer precisamente o oposto: desenvolver sua própria personalidade, libertar-se das tradições antiquadas de seus pais. No entanto, o caminho normal do aprendizado de jovens adultos é seguir o exemplo e as instruções daqueles que foram obedientes à Palavra de Deus e têm muitas experiências de fé no processo.
As instruções de pendurá-los ao seu coração e pescoço significa viver em comunhão tão íntima com o Senhor e de acordo com a Sua Palavra que a verdade divina molda e guia tanto o seu caráter quanto a sua vontade. Somente assim, um jovem pode ser útil aos demais.
«Quando acordares, falará contigo.» Quão melhor é acordar com uma consciência limpa e a aprovação de Deus do que com uma mente dirigida pelo próprio planejamento ambicioso. Para a felicidade pessoal dos jovens, é extremamente importante que eles vivam suas vidas de acordo com as instruções da Palavra de Deus de boa consciência, como aprenderam de seus pais tementes a Deus.