Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

Mateus 5:13

A comparação com o sal

O sal tem duas qualidades: ele evita a deterioração e adiciona sabor ao alimento. De modo semelhante, um cristão fiel exerce uma influência moderadora nas pessoas à sua volta por meio de sua conduta, muitas vezes sem sabê-lo. O seu comportamento leva até aqueles que normalmente não pensam em Deus a mostrar comedimento ou cuidado, e às vezes até mesmo a prestarem tributo.

No entanto, se o crente perde sua credibilidade moral e autoridade, que derivam da sua comunhão com Deus, ele «para nada mais presta». Seu testemunho é ineficaz devido às concessões que ele faz. Essa é a explicação clara das palavras do Senhor acima, que têm um tom severo.

Por meio do evangelho, encontramos o Senhor como nosso Salvador. Além disso, Ele se tornou nosso Modelo, nosso Mestre e a satisfação da nossa vida. Devemos viver para honrá-Lo neste mundo. Se assumirmos parte do Seu caráter na nossa vida, tal como Ele revelou sendo devoto a Deus, somos santificados. Na verdade, espalhamos certo «aroma», um frescor semelhante ao que Paulo escreveu: «Graças a Deus, que… por meio de nós manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento» (2 Co 2:14). Por esse motivo, é importante que nossos pensamentos sejam moldados pela Pessoa do Senhor Jesus e que Lhe obedeçamos! Então, nossa vida terá a força moral que corresponde à santidade de Deus e o frescor benéfico que testifica da nova vida em nós.