Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai. E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas.
João 16:28; Atos 1:9
A Ascensão de Jesus
A ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo é descrita no Novo Testamento com vários termos que nos mostram diferentes aspectos de Sua glória.
No Evangelho de João, o Senhor Jesus fala do fato de que Ele, o Filho eterno, veio ao mundo, vindo do Pai e agora “iria para o Pai” novamente. Aqui vemos a ascensão como um ato de sua divindade.
O livro de Atos, por outro lado, menciona que Jesus foi elevado. Essa formulação passiva aponta para sua humanidade. Deus elevou o Homem Jesus Cristo ao céu. Um homem está no céu! – Esta é uma verdade extremamente importante. Este fato nos garante que o céu está aberto para os homens a partir de agora: nós crentes poderemos um dia seguir nosso Senhor até este lugar glorioso. Enquanto isso, Cristo está ativo no céu como Homem glorificado por nós homens aqui na terra.
O versículo seguinte diz então que Cristo foi recebido no céu. Ele foi recebido por Deus e saudado por Ele (Hb 5:10. Podemos imaginar que recepção maravilhosa Deus preparou para o Seu Filho? A obra expiatória do Gólgota fora consumada, Cristo cumpriu Sua missão na terra, agora Ele voltou vitorioso para o céu e recebeu do Pai, também como homem, o lugar de honra mais elevado: «Assenta-te à minha destra.» Como nos regozijamos que nosso Senhor, que teve que sofrer tão terrivelmente nesta terra, agora está coroado de glória e de honra (Hb 1:13; 2:9).