Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.
Romanos 13:1
Uma proclamação municipal
Um documento interessante foi recuperado recentemente nos arquivos da cidade de Mulhouse, no leste da França. Segue a sua tradução:
«Nós, o prefeito e o Conselho da cidade de Mulhouse, proclamamos a todos e cada um, tanto clero quanto leigos, que um cristão está vinculado à Palavra de Deus e que ele tem o dever de conduzir sua vida em conformidade com o que está contido ali. Considerando que, há algum tempo, a verdade do Evangelho tem sido revelada de forma mais poderosa e clara, devemos dar graças de todo nosso coração ao nosso Salvador Jesus Cristo, por quem essa graça nos foi concedida.
Considerando que, como cristãos, temos o dever de observar a Palavra de Deus e, na medida do possível, garantir a unidade cristã, de modo que amor e concordância prosperem entre nós, decidimos por unanimidade, após uma deliberação ponderada, que nossos sacerdotes e o clero não ensinem e preguem nada além do santo Evangelho e da doutrina de Cristo, ou seja, tudo que está contido no Antigo e Novo Testamento, e que eles recusem qualquer ensinamento que não corresponda à Sagrada Escritura. Desse modo, o fruto da Palavra divina será capaz de aumentar ricamente e em toda sua diversidade.
Que todos possam aderir a estas regulamentações.
Assinado e dado sob nosso selo, quarta-feira após o dia de São Tiago no ano de 1523.»