Jesus de Nazaré... andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

Atos 10:38

Opiniões incertas ou fé?

«Naquele tempo havia um homem sábio chamado Jesus. Seu procedimento era bom e Ele era conhecido por Suas virtudes. E muitas pessoas dentre os judeus e de outras nações tornaram-se Seus seguidores. Pilatos o condenou a ser crucificado e morrer. Mas aqueles que se tornaram Seus discípulos não renunciaram a ser Seus discípulos. Eles relataram que Jesus lhes teria aparecido três dias depois da Sua crucificação e que estaria vivo. Tendo isso em vista, Ele talvez tenha sido o Messias, a respeito do qual os profetas relataram maravilhas.»

Este relato de Flávio Josefo, um escritor judeu influente do primeiro século, mostra o que os contemporâneos de Jesus podem ter ouvido falar acerca dEle. Eles sabiam da Sua vida exemplar e morte surpreendente, mas não aparentemente não tinham nenhuma certeza se Ele era de fato Aquele que seria enviado por Deus.

Somente a fé nos permite ir além de hipóteses, hesitação e dúvidas, aceitando com confiança o que a Palavra de Deus declara. O próprio Senhor Jesus declara: «A tua palavra é a verdade» (Jo 17:17). E o que a Palavra de Deus diz acerca de Jesus? Os evangelhos relatam Sua vida manifestando amor, compaixão, humildade e pureza. Isso confere ainda mais poder as Suas próprias palavras: «O Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados», e também: «Eu e o Pai somos um» (Mr 2:10; Jo 10:30). Portanto, Jesus também é o Filho de Deus.