Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio?
1 Coríntios 9:24
O bom combate
Que esforço as estrelas do esporte dedicam ao treinamento, e como lutam arduamente pela vitória! Eles renunciam a muitos prazeres da vida diária, evitando excessos, para estarem bem no dia e vencerem. Esse é um lado da moeda.
Por outro lado, quão rapidamente a coroa de louros murcha! Quão rapidamente os fãs se esquecem dos heróis de outrora e encontram outros que são mais competentes, até que eles também caem no esquecimento. Isso é típico da fama terrena, que é transitória.
Há outro tipo de competição. Ela não conduzirá ao aplauso entusiasmado da multidão, mas, em vez disso, algo muito maior: a concordância e o favor de Deus. É a «boa milícia da fé» (1 Tm 6:12). Ela é descrita com suas regras na Bíblia.
Esse «combate» não melhora a força física, embora os cristãos saibam que são responsáveis diante de Deus pelo seu corpo. Ele fortalece o homem interior e o capacita a resistir a más influências.
Se alguém quiser absolver esse «combate» com sucesso e obter o prêmio da aprovação de Deus, não basta simplesmente alegar ser cristão. É preciso pertencer a Cristo. Quem alcança isso por meio da conversão e da fé recebe a vida eterna. Ele é habitado pelo Espírito Santo, o poder dessa nova vida para o combate vitorioso da fé. «Combata o bom combate com todo a tua força. Cristo é a tua força e Cristo o teu direito. Apegue-se à vida e ela será a sua alegria e coroa eternamente.»