Quem diz a multidão que eu sou? E, respondendo eles, disseram: João o Batista; outros, Elias, e outros que um dos antigos profetas ressuscitou.
Lucas 9:18-20
Cristo, o Redentor e Rei
O Senhor Jesus havia estado sozinho orando; quando os Seus discípulos se juntaram a Ele, o Senhor lhes fez esta pergunta. Esse foi um ponto decisivo na história da atividade de Jesus. Primeiro, João o Batista havia anunciado a vinda do Redentor e do Seu reino. Quando o Senhor Jesus de fato havia vindo e sido batizado por João, ele direcionou a atenção das pessoas para o Filho de Deus (cf. Jo 1:29-36):
Então, próprio Senhor anunciou o reino de Deus, e os milagres que Ele realizava O confirmavam como Cristo, o Messias prometido no Antigo Testamento.
Era ainda mais decepcionante que a maioria das pessoas visse o Senhor Jesus como uma pessoa importante, possivelmente um profeta. Pedro, por outro lado, revelava fé genuína. A resposta dele à pergunta do Senhor de quem eles o consideravam era uma clara confissão do «Cristo de Deus».
A confissão desse discípulo de Cristo, o Rei de Israel, não mais seria tema da pregação deles. O Senhor Jesus estava preparando-os para entenderem que Ele iria para a cruz para sofrer e morrer pelos pecados de muitos (cf. vv. 21-22).
Isso significava que o reino de Deus ainda não poderia ser estabelecido em poder e glória. No entanto, Jesus ressuscitaria no terceiro dia, provando que Ele era verdadeiramente o Cristo e que o princípio do Seu reino certamente viria (cf. At 2:32-36).