Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.

2 Coríntios 8:9

Tornando-se pobre por você (1)

Os cristãos na Judeia estavam sendo perseguidos, e muitos haviam perdido suas posses no processo. Eles estavam sofrendo penosamente. O apóstolo Paulo, que atuava a serviço do Senhor principalmente na região que hoje é a Turquia e a Grécia, estava familiarizado com a situação deles. Assim, ele pediu às igrejas cristãs que haviam surgido por meio do seu ministério a apoiarem seus irmãos na fé na Judeia financeiramente. Nesta primeira epístola aos coríntios, Paulo já os havia convocado a fazerem coletas regulares (cf. 1 Co 16:1-3). Nesta segunda carta, ele delicadamente lhes dá o impulso para continuarem. Para esse fim, ele menciona o exemplo dos cristãos na Macedônia, que de fato haviam feito o possível e o impossível nas suas doações pelos crentes na Judeia (cp. 8:3). Acima de tudo, ele os lembra do exemplo supremo de dedicação: «nosso Senhor Jesus Cristo».

Desde a eternidade, o Senhor Jesus Cristo é Deus, o Filho. O versículo de hoje nos diz que Ele se tornou Homem e que o extremo da Sua humilhação foi Ele sofrer a morte por nós na cruz (cf. Fp 2:6-8). Somente por meio da Sua morte expiatória, podemos ser salvos e receber as maiores riquezas espirituais que os crentes compartilharão com Ele na eternidade. Se «pobre» no versículo de hoje tem principalmente um sentido figurado, ainda assim, é verdadeiro e significativo que o Senhor Jesus foi literalmente e materialmente pobre durante a Sua vida na terra. Consideraremos esse aspecto amanhã.

(Continua)