Disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca... e o Senhor o fechou dentro.
Gênesis 7:1,16
Salvação garantida
Há cristãos que confessaram a culpa de sua vida sinceramente e creem em Jesus Cristo; no entanto, em relação à sua salvação, continuam se sentindo desconfortáveis. Elas temem se tornar infiéis a Deus e possivelmente perderem a sua salvação. Com o exemplo de Noé e da arca, Deus ilustra a certeza absoluta que todos que são redimidos podem ter quanto a essa questão. Assim como Ele mandou Noé entrar na arca, Ele nos convoca a virmos ao Senhor Jesus e depositarmos nossa confiança nEle. Assim que Noé e sua família estavam na arca, o próprio Deus fechou a porta atrás deles. Então, todos que estavam na arca estavam seguros.
Quem poderia abrir o que Deus havia fechado? «Se Deus é por nós, quem será contra nós?» (Rm 8:31). Nem o poder de anjos, nem de seres humanos ou do diabo poderia abrir a porta à força e deixar a água entrar. Ela havia sido fechada pela mesma mão que desencadeou o dilúvio. A Escritura diz sobre Cristo: «O que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre» (Ap 3:7). Ele possui todo poder «no céu e na terra» (Mt 28:18).
Portanto, quem poderia tocar naqueles que se refugiaram nEle pela fé?
A morte do Senhor Jesus Cristo é o fundamento inabalável da nossa salvação, e a Sua ressurreição prova que Deus está plenamente satisfeito. Portanto, Ele pode nos conceder a salvação incondicional e eternamente segura. Não pode ser perdida e não precisa ser testada ou purificada para se tornar ainda mais certa.