Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.
1 Pedro 1:25
A Palavra viva
A Bíblia não é um de vários livros religiosos. É uma obra singular, por meio da qual Deus fala a nós. É o fundamento da fé cristã. É o livro do passado, do presente e do futuro, uma obra permanente que jamais sairá de moda, um livro rico, profundo que pode ser lido dezenas de vezes sem se esgotar. Nenhuma outra obra da literatura pode se comparar à Bíblia. Quarenta autores diferentes a compilaram, porém ela teve um único Autor: Deus. Não é a expressão dos pensamentos de seres humanos, «mas homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo» (2 Pe 1:21).
Na Bíblia, Deus explica por que a humanidade não pode mais se comunicar nem ter um relacionamento com Ele. Ele também nos diz como podemos restaurar essa condição perdida. A Bíblia é a mensagem do amor de Deus, que deseja estabelecer um relacionamento novo, vivo e eterno com a humanidade. Ler a Bíblia e crer no que Deus diz efetivamente abre o caminho para Ele. Assim é a Palavra de Deus, viva, ativa e desafiadora.
Entre outras, ela responde a duas perguntas importantes:
O que leva o ser humano a viver em rebelião contra Deus, de um modo ou de outro? É a sua declaração de poder viver sem Ele. Em uma palavra: pecado.
Como é possível encontrar a alegria de viver com Deus? Por meio de Jesus Cristo, que veio à terra para salvar desse estado pecaminoso a todos que crerem nEle e atraí-los para o Seu Pai.