Como se justificaria o homem para com Deus?
Jó 9:2
Tornando-se justo por meio da fé
«Não há um justo, nem um sequer», a Bíblia afirma (Rm 3:10). Porém, Deus diz: «Alegrai-vos, ó justos, no Senhor» (Sl 97:12). De onde vêm essas pessoas justas? É possível que uma pessoa iníqua possa se tornar justa diante de Deus? De fato, é sim – por meio do sangue de Cristo, que morreu pelos nossos pecados.
O que precisamos fazer para nos tornarmos justos diante de Deus? Simplesmente crer em Jesus Cristo, que Deus enviou ao mundo como Redentor (leia Rm 5:8-9; 1 Co 15:3).
«Pela graça sois salvos» (Ef 2:8). É a mão estendida de Deus que oferece ao pecador perdão gratuito. Porém, o versículo continua: «por meio da fé». Essa é a mão daqueles que se apropriam da oferta.
Preciso de graça? Certamente! Porque Deus diz: «Não há diferença. Porque todos pecaram» (Rm 3:22-23). Deus criou o caminho para os pecadores serem perdoados e totalmente purificados: Jesus Cristo, o Filho de Deus sem pecado, suportou o juízo vicariamente na cruz por cada crente, de modo que cada um que se apropriar da Sua obra expiatória pode ser declarado livre.
«Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo» (Rm 5:1).
«Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça» (1 Jo 1:9).