Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã.

Isaías 1:5-6

Um caso perdido?

O profeta Isaías começa o seu livro com um diagnóstico moral do ser humano: ele está doente da cabeça aos pés. Os pés doentes ilustram a caminhada da vida, na qual ele falha em cumprir os padrões de Deus. A cabeça representa o seu pensamento e raciocínio, que pode tão facilmente servir a propósitos maus. O coração fraco completa a imagem da miséria. O ser humano não tem motivações verdadeiramente benéficas. O seu coração não está voltado para Deus. Ele se mostrou obstinado e hostil a Deus.

A doença que perturba o ser humano desde o seu nascimento é o pecado. Este exerce sua influência desastrosa, fatal incessantemente. Então, ninguém consegue vir em nosso auxílio? Ninguém além de Deus. Somente Ele pode, e Ele está disposto a fazê-lo. Na Sua Palavra, a Bíblia, Ele estabelece quatro passos para obter a cura:

Precisamos admitir que estamos “enfermos”, ou seja, que somos pecadores.

Precisamos ir ao médico certo. Precisamos expor a culpa da nossa vida diante de Deus.

Somos obrigados a aceitar o diagnóstico de Deus: que estamos perdidos por toda a eternidade.

Por fim, precisamos aplicar a cura que Ele prescreve para nós: fé no Seu Filho, Jesus Cristo, e na Sua obra de redenção. A morte propiciatória de Cristo é o único meio necessário, infalível para nossa cura completa.