O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens.
Salmo 33:13
O Deus que tudo vê
Várias vezes, lemos nos salmos que Deus olha dos céus ou que Ele sonda a terra. Enquanto Deus olha “desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus”, o resultado só pode ser que “desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um” (Sl 14:2-3).
No entanto, Deus não estava satisfeito com essa conclusão arrasadora. Ele também “contemplou a terra, para ouvir o gemido dos presos, para soltar os sentenciados à morte” (Sl 102:19-20). Para nos redimir, Seu Filho desceu “do céu” (Jo 6:38). Quem reconhece a autoridade de Deus sobre a sua vida e se converte a Ele, confessando sua culpa com sinceridade, passa “da morte para a vida” (Jo 5:24).
Se Deus vê todos os filhos dos homens, naturalmente, Ele também vê aqueles que encontraram a verdadeira fé. Ele “contempla todas as suas obras” (Sl 33:15). Todos aqueles que se tornaram Seus filhos pela fé devem sempre estar cientes disso! Vivamos nossas vidas conscientemente à vista dEle, sob a Sua direção graciosa. Então, também poderemos estar certos de que “os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia” (Sl 33:18).
Deus será um auxílio e escudo para eles, recompensando a sua confiança com alegria e cuidando deles na Sua bondade (cf. Sl 33:20-22).