Ninguém pode servir a dois senhores... Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Mateus 6:24
«Escolhei hoje a quem sirvais» (Js 24:15)
Um professor estava dando uma aula de escola bíblica a algumas crianças. Ele havia lido a história do homem rico e Lázaro (Lc 16). O homem rico havia vivido de forma opulenta sem se preocupar com a sua alma. O homem pobre havia vivido em comunhão com Deus. No dia da sua morte, o homem pobre entrou na alegria do céu; o homem rico sofreu o tormento do inferno. Após um breve comentário, o professor perguntou aos seus jovens ouvintes: «Bem, crianças, quem vocês preferem ser, o homem rico ou Lázaro?» Um menino respondeu: «Quero ser o homem rico durante a minha vida, e Lázaro quando eu morrer.»
Na sua simplicidade, o menino havia expressado a atitude de inúmeras pessoas: «Vamos comer e beber e ter prazer na terra, e que, no último instante possível, Deus possa nos receber no paraíso.» Essa mentalidade está totalmente errada! «Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará» (Gl 6:7).
Um ateu prestes a morrer estava aterrorizado. A sua namorada, que assim como ele, não acreditava em Deus, tentava encorajá-lo: «Não tenha medo. Segura o rojão, querido, segura o rojão até o fim.» O homem à beira da morte respondeu: «Eu quero segurar o rojão, mas qual será o fim? Você sabe me dizer?»
Uma vida sem Deus só pode conduzir a uma eternidade longe de Deus.