Nada... deixei de... vos ensinar. Testificando, tanto a judeus como a gregos, o arrependimento para com Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

Atos 20:20-21

Arrependimento e fé

O versículo bíblico de hoje nos mostra duas etapas necessárias, sem as quais é impossível ser salvo: arrependimento diante de Deus e fé em Jesus Cristo.

Arrependimento significa uma mudança radical na forma de pensar de uma pessoa. Não é um exercício exterior, mas um processo interno que afeta o coração de uma pessoa. Quem se arrepende, converte-se a Deus sem isentar a si mesmo ou seu passado.

O arrependimento gera uma ruptura radical com o pecado e uma confissão como o filho pródigo fez em Lucas 15: “Eu pequei.” A partir de então, quem se arrependeu pensa de modo muito diferente sobre si mesmo e sua vida. Arrependimento significa que uma pessoa olha sua vida em retrospectiva, julgando-a. Pela fé, ela volta seus olhos para Cristo, o Filho de Deus, e Sua obra de redenção. Em Jesus Cristo, os pecadores reconhecem o grande amor e a graça de Deus em sacrificar Seu Filho para nos salvar. Cristo é o Salvador do mundo, que fez a expiação pelo pecado e concede vida eterna a todo aquele que crer nEle.

A fé olha para a cruz do Gólgota, onde Cristo tomou nossa culpa sobre Si por meio da Sua morte sacrificial e suportou a punição por ela. Isso traz descanso e paz à consciência do crente. Ele sabe que foi justificado diante de Deus por meio do precioso sangue de Jesus Cristo e purificado de todo pecado. Consequentemente, não será levado a julgamento.