Sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo.

1 Pedro 3:8-9

Amor cristão em ação

Desde o princípio do cristianismo, a Igreja de Deus tem sido composta por crentes de muitas nações e línguas diferentes. Esses cristãos de diversas origens étnicas, sociais e culturais que os separavam foram chamados a conviverem nas suas congregações. Unidos no seu Senhor e Salvador comum pelo Espírito Santo, eles O amavam, obedeciam e refletiam Suas características. O apóstolo Pedro encorajou-os a viverem suas vidas na prática conforme segue:

“Sede todos de um mesmo sentimento”, a mente que caracterizou o Senhor quando ele estava na terra, renunciando a Si para servir aos demais (cf. Fp 2:1-8). Sejam “compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos”. Esse é o fluxo prático do amor, ser sensível aos problemas aos demais, a fim de ser capaz de ajudar a todos. Ser “afáveis”, lembrando que vocês devem tudo à graça de Deus. “Não tornar mal por mal”; o discípulo de Cristo segue o exemplo do seu Mestre, quem quando injuriado “não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente” (1 Pe 2:23).

O apóstolo Paulo também faz exortações semelhantes: “Revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição”, e acrescenta: “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente” (Cl 3:14,16). Amigos cristãos, desejamos mostrar ao Salvador o quanto O amamos praticando amor e obediência deste modo?