Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.

Hebreus 10:14

Santificado para sempre

Há pessoas que confessaram seus pecados a Cristo e creem nEle, porém olham demais para si em vez de descansarem na Sua obra concluída. Isso faz com que se sintam inseguras, deixando de obter e desfrutar plenamente a garantia da salvação. Em Hebreus 10, encontramos as expressões “nunca mais” e “não mais” repetidamente, por exemplo, em “nunca mais teriam consciência do pecado” (v.2), “jamais me lembrarei de seus pecados e iniquidades” (v.17), “não há mais oblação pelo pecado” (v.18; cf. v.26). O sacrifício que o Senhor Jesus fez no Calvário foi o sacrifício perfeito que satisfez plenamente a Deus. Uma nova oferta não é necessária, nem seria possível. Deus aceitou o sacrifício propiciatório de Cristo e confirmou sua validade perfeita, eterna.

Com base nesse sacrifício, Deus justifica todos aqueles que vêm até Ele em arrependimento e pela fé. Ele lhes diz que não se lembrará mais dos pecados daqueles que creem em Cristo, Seu Filho. Por fim, a Palavra de Deus testifica que, para o crente, “não há mais consciência de pecado”.

Imagine que houvesse uma longa lista de todos os meus pecados no céu, já que Deus os conhece; essa seria a memória de Deus. Os pecados de que me lembro, que comparativamente são poucos, representariam minha “consciência de pecado”. Deus se esquece de todos os pecados que estão na Sua memória. Portanto, os poucos pecados dos quais nos lembramos e que atormentaram nossa consciência estão perdoados.

Ser “santificado para sempre” – que bênção imensurável!