E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.

João 7:37

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JEREMIAS (Leia Jeremias 17:12-27)

Se escrevêssemos o nosso nome na areia (v. 13), ele logo se tornaria ilegível. Quantas pessoas insensatas que, sem pensar no futuro, buscam escrever seus nomes nesta terra… a qual passará! Querido amigo, é no livro da vida que seu nome deve ser escrito.

Novamente encontramos a triste declaração do capítulo 2, versículo 13: “abandonam o Senhor, a fonte das águas vivas” (v. 13). Em João 6:66 vemos que muitos dos discípulos do Senhor Jesus O abandonaram e não andavam mais com Ele, Aquele que no próximo capítulo Se revelará como esta fonte das águas vivas (Jo 7:37).

A oração no versículo 14 confessa que só Deus pode mudar o coração mau do homem. “Cura-me, Senhor, e serei curado, salva-me, e serei salvo”. No capítulo 31 versículo 18 Efraim rogará, pedindo: “Converte-me, e serei convertido”. “Porque tu és o Senhor, meu Deus” acrescenta o profeta. Na obra da nossa salvação tudo é para a glória de Deus.

No restante deste capítulo o Senhor recorda Suas instruções sobre o sábado. A lei tinha sido quebrada neste ponto, assim como tinha sido noutros (7:9). Um século mais tarde, depois do retorno de Babilônia, o fiel Neemias leva a sério esses ensinamentos dos versículos 21 a 22 (Ne 13:15ss). Ele trará à memória dos nobres de Judá que o mal que tinha vindo sobre o povo era consequência da infidelidade de seus pais nesta questão.