Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

Efésios 5:14

Reunir as brasas

O fogo do acampamento estava quase se apagando. Apenas algumas brasas ainda estavam ardendo. A noite havia caído, o frio e a umidade já se faziam sentir, mas os três meninos ainda tinham muito para conversar antes de se recolherem para a sua tenda. Porém, eles não tinham mais lenha. Assim, pacientemente reuniram as brasas com os seus gravetos. De repente, uma pequena chama amarela começou a tremular no vento, iluminando os rostos felizes.

Isso ilustra o estado da Igreja. As primeiras décadas do cristianismo eram como um fogo ardente que repelia as trevas de diversas religiões inventadas pela humanidade. A influência cristã brilhava como uma luz radiante, subjugando os maus caminhos da humanidade e transmitindo esperança. No entanto, as chamas foram diminuindo. Gradativamente, elas perderam a energia da fé viva e se tornaram uma religião estabelecida e mantida por tradições.

E onde estamos hoje? Será que aquela grande fogueira se reduziu a algumas brasas esparsas? Entretanto, a fé permanece viva e radiante, embora menos visível. Caros amigos cristãos, vamos reunir as brasas e não permanecer isolados! Vamos buscar o Salvador orando e lendo a Bíblia. A presença dEle e a fé dos nossos irmãos e irmãs em Cristo aquecerá nosso amor por Ele. A fé brilhará novamente, dificilmente como uma grande fogueira, mas antes como pequenas lâmpadas. Antes de o Senhor retornar, elas continuarão proporcionando a luz que o mundo tanto necessita.