Este é Jesus, o rei dos judeus.

Mateus 27:37

O Evangelho segundo Mateus

O Novo Testamento começa com os quatro evangelhos que falam de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Enviado por Deus, Ele se tornou homem e desceu até nós. Deus esteve entre nós, seres humanos.

Mas por que há quatro relatos acerca dEle? Porque a Sua pessoa e vida na terra são singulares, grandiosas e variadas. Os Evangelhos descrevem a Sua Pessoa e vida sob quatro aspectos diferentes. Em conjunto, eles apresentam o caráter dEle enquanto Ele viveu e ministrou na terra.

O primeiro Evangelho foi escrito por Mateus. Ele era um coletor de impostos que, antes de começar a seguir a Jesus, de modo algum tinha uma boa reputação. Mais tarde, ele teve uma mensagem para os seus compatriotas, os judeus: este é o Rei de vocês, prometido pelos antigos profetas de Israel! E, mais ainda, o reino dos céus está próximo!

No seu livro, Mateus desejava alcançar e convencer os judeus de que Jesus Cristo, o Rei crucificado e ressurreto é o Messias deles. Apenas uma minoria dos seus concidadãos O aceitara; por isso, o reino Seu ainda não havia vindo publicamente. Os profetas já haviam predito isso a respeito de Cristo, e Mateus continuamente cita Escrituras do Antigo Testamento para prová-lo.

Ele tampouco omite o fato de que Cristo retornará e assumirá o Seu reinado em poder e glória. Então, julgará todos os Seus inimigos e estabelecerá um reino caracterizado por justiça e paz.