E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Mateus 1:21

JESUS E EMANUEL

O evangelho de Mateus prova, antes de tudo, que o Senhor Jesus era de fato um ser humano. Mas em Sua Pessoa havia muito mais que um simples ser humano; ali estava o próprio Deus.

José foi informado por um anjo que a criança que Maria esperava tinha sido concebida pelo Espírito Santo e deveria ser chamado Jesus (que significa: “o Senhor é salvação”). Esse Nome indica que Ele salvaria Seu povo dos pecados deles. Somente Deus pode determinar um nome tendo em vista o futuro. E o grande nome do Senhor Jesus foi confirmado de maneira extraordinária. Que colheita de salvos esse Nome origina! Pessoas salvas de seus pecados, do julgamento que mereciam, do destino infernal a que rumavam, da vã tradição deste mundo, da obscuridade de sua própria mente e de tantas outras coisas.

A profecia de Isaías 7:14, que fala acerca da grandeza e o poder do Salvador, foi cumprida. O nome que constava na profecia, Emanuel, significava que “Deus se manifestou em carne” (1 Timóteo 3:16). Isso é um mistério muito além do alcance da compreensão humana. Ambos os nomes, Jesus e Emanuel, estão intimamente conectados. Deus não pode habitar com pessoas que não foram salvas de seus pecados. Sua presença iria consumi-las imediatamente. E Ele quer não apenas nos salvar de nossos pecados; Ele quer ter comunhão conosco, para nos fazer participantes de Sua glória e graça. Por meio da primeira vinda do Senhor Jesus, isso foi totalmente realizado.