De maneira nenhuma se envergonham, nem sabem que coisa é envergonhar-se. Estou quebrantado pela ferida da filha do meu povo… Porventura, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico?
Jeremias 8:12,21-22
(Leia Jeremias 8:1-22)
No capítulo 5:3, vimos que Israel não mais sentia os golpes corretivos que o Senhor lhe aplicava. Aqui vemos o povo curando as feridas superficialmente e pretendendo desfrutar de uma paz que o Senhor não podia lhe dar (v. 11; cp. 6:14). Contudo, o bálsamo de Gileade (graça) estava disponível para eles, assim como o Médico fiel, que conhecia a maneira de administrá-lo (v. 22; Mateus 9:12). Há uma lição aqui para o filho a quem Deus disciplina. Se aceitarmos as provações que vêm da mão do Senhor, tão necessárias para nós, permitamos também que Ele mesmo cure as feridas que fez (Jó 5:18). Não procuremos sará-las superficialmente com nossos próprios remédios.
O profeta acrescenta no versículo 12: “nem sabem que cousa é envergonhar-se” – esta é uma característica singular de uma consciência endurecida (Sofonias 3:5). A completa indiferença perante o mal que cometiam marcava o povo escolhido de Deus! Que tragédia!
O versículo 20 merece atenção especial. Existe um tempo determinado para sermos salvos: hoje. Logo o Senhor estará colhendo os frutos maduros da grande colheita de almas. Então o verão terminará. Que terrível despertar para aqueles que terão de admitir: “Nós não estamos salvos”!