Um homem com espírito imundo... tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender... as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.
Marcos 5:2-4
A LEI PRECISA SER MUDADA?
Um homem condenado à prisão por agressão, depois libertado, acabara de cometer um crime que ofendeu a consciência pública. Houve propostas de modificação da lei, para que tais atos não voltassem a ocorrer. Ir de uma emenda para outra, entretanto, não muda nada; o número de crimes não diminui. As pessoas permanecem semelhantes ao homem no versículo de hoje. Leis, correntes ou até mesmo a prisão não são capazes de melhorá-los. As leis não resolvem o problema básico.
A Bíblia revela a origem do mal: “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos” (Marcos 7:2122). A prova do estado moral do homem veio quando Jesus Cristo, o Justo, foi crucificado. O governador romano responsável pela aplicação da justiça reconheceu que Jesus não tinha feito nada digno de condenação (cf. Lucas 23:14). Mas, para salvaguardar sua popularidade, ele entregou Jesus para ser crucificado.
Com Sua sabedoria e graça, Deus permitiu que aquele crime vergonhoso fosse o sacrifício pelo qual nossos corações possam ser purificados e uma nova natureza pode ser dada ao crente. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17). As leis do homem só podem regulamentar mais ou menos o comportamento humano, enquanto a fé em Cristo purifica e muda o coração fundamentalmente.