Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.
2 Coríntios 8:9
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo
O apóstolo Paulo escreveu o texto bíblico de hoje para os crentes na cidade de Corinto. Com uma boa razão, ele os lembrou da graça do Senhor Jesus. Os corintos não hesitaram em querer ajudar os cristãos necessitados em seu sofrimento. Eles haviam tomado essa boa resolução anteriormente. Mas ficou assim, sem a ação necessária. O que poderia motivá-los mais a agir do que ter suas consciências despertadas quanto à graça de nosso Senhor Jesus Cristo?
Este versículo, que é uma verdadeira pérola na Segunda Epístola aos Coríntios, resume a doutrina do Novo Testamento a respeito da Pessoa de nosso Salvador.
“Sendo rico”. Isso remonta à eternidade antes do tempo e revela Sua glória divina. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (João 1:13).
“Por amor de vós se fez pobre”. Isso inclui Sua vida aqui na terra, Seu sofrimento e Sua morte na cruz, como os quatro evangelhos descrevem.
“Para que pela sua pobreza enriquecêsseis”. Isso fala da bênção abundante e da glória para a qual fomos introduzidos por Ele e nEle. Essa glória encontramos nas epístolas e no Apocalipse.
Toda a história de nosso maravilhoso Senhor e Salvador é, portanto, a expressão suprema da graça.