E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

Mateus 27:46

Por que me desamparaste?

Este clamor do Senhor Jesus Cristo na cruz do Calvário deve fazer com que todos parem por um momento e considerem seu significado. Mil anos antes, o rei Davi havia registrado as mesmas palavras que o Redentor sofredor proferiu na cruz (cf. Salmo 22:1). Deus não poupou Seu próprio Filho. Ele se agradou em “moê-lo, fazendo-o enfermar”, como profetizou Isaías (cp. 53:10). Por que isso foi necessário? Os crentes sabem a resposta. “Foi por causa dos meus pecados que o Senhor sofreu na cruz. Lá Ele se tornou o sacrifício expiatório que o próprio Deus deu por mim. Eu não podia fazer nada para me acertar com Ele. Esse clamor do meu Senhor revela quão terrível é o pecado aos olhos de Deus. Ele teve que entrar na escuridão do julgamento por meus pecados. Portanto, só posso louvar meu Senhor e Salvador e agradecer a Ele por Sua morte sacrificial. Porque Ele foi abandonado por Deus por minha causa, eu estarei com Deus na glória por toda a eternidade.” Os crentes veem ainda mais na pergunta do Redentor: “Por quê?”. É a expressão da pureza absoluta e sem pecado de Cristo. Ele mesmo não deu a Deus o menor motivo para desampará-Lo. Ele, portanto, tinha realmente o direito de perguntar “Por quê?”. Todos os que pensam que podem chegar à eternidade sem fé no Redentor Jesus Cristo devem lembrar que Deus nunca teria permitido que Seu Filho sofresse tanto, se houvesse outra maneira de salvar as pessoas da condenação eterna.