Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada como vide estranha?
Jeremias 2:21
(Leia Jeremias 2:19-37)
Embora não percebamos isso, deixar nosso primeiro amor é sempre o começo de toda uma série de males. Deus chamou Israel do Egito para servi-Lo (Êxodo 4:23) e aqui o povo Lhe fala descaradamente: “Não quero servir-te” (v. 20; Neemias 3:5). Infelizmente, essa é também a resposta de muitos cristãos Àquele que os salvou, ainda que não ousemos dizer isso em alta voz! Podemos afirmar que eles estão enganando a si mesmos. Pois é impossível não servir a algum mestre. Recusar-se a obedecer ao Senhor nos faz cair na escravidão da idolatria (v. 28), em todos os seus tipos de manifestação.
Aprofundando-se na rebelião contra Deus, esse povo ímpio deliberadamente maquinou voltar as costas para Ele (v. 27). Com inexplicável ingratidão, eles se esqueceram dAquele que lhes fez tanto bem (v. 32). Pobre gente! Deus quis abrir os olhos deles. Ele os convida a retornarem para Seus braços e a analisarem os caminhos inconstantes pelos quais andaram (v. 23; cp. 14:10). Querido leitor, precisamos analisar nossos próprios caminhos. Quantos passos errados, quantos desvios, quantos becos sem saída encontramos em nossos descaminhos, porque não quisemos seguir o caminho reto e plano da vontade do Senhor para nossa vida!