Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

João 8:36

A VERDADEIRA LIBERDADE

Um homem estava voltando para casa. Para falar a verdade, ele estava se esforçando para encontrar o caminho até lá. Seu andar cambaleante evidenciava sua condição de ébrio. Embora ele tenha vivido na aldeia por mais de trinta anos, ele agora não conseguia encontrar sua casa. Com uma maldição, ele disse a um passante: “Eu me perdi. Para onde estou indo?”. A pessoa a quem se dirigiu era um cristão que conhecia o bêbado. Ele respondeu enfaticamente: “Para sua destruição, para o inferno!”. O pobre infeliz olhou para ele por um momento, e então suspirou: “Você está certo!” O outro homem disse: “Venha comigo! Eu vou te levar para sua casa”.

Essas palavras: “Para sua destruição, para o inferno!” atormentaram o pobre homem. Ele teve que admitir que era verdade: “Estou indo para o inferno”, disse ele repetidamente. Mas essa perspectiva terrível o levou à conversão e à libertação de seu vício. A fé no Senhor Jesus Cristo nos traz a verdadeira liberdade. Cristo liberta não apenas da culpa do pecado, mas também de sua escravidão.

No entanto, o ser humano está perdido, mesmo sem ter sucumbido a um vício. Ser indiferente para com Deus e negligenciar a consideração do futuro eterno é suficiente. A Bíblia relata que o governador romano Félix, ao ouvir as palavras do apóstolo Paulo, ficou espavorido. Mas sua reação foi: “Por agora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei” (Atos 24:2426). Félix adiou sua oportunidade de salvação e provavelmente nunca mais teve outra.