Esdras subiu de Babilônia; e era escriba hábil na lei de Moisés, que o SENHOR Deus de Israel tinha dado.

Esdras 7:6

SEGUIR AS INSTRUÇÕES DE DEUS

Após o exílio de 70 anos na Babilônia, o rei Ciro deu aos judeus permissão para retornar a Jerusalém. Pouco mais de 40.000 se aproveitaram da oportunidade e retornaram sob a liderança de Zorobabel. Uma vez lá, eles reconstruíram o templo. Não era o edifício magnífico que Salomão havia construído; no entanto, era a casa de Deus, onde os sacrifícios podiam ser trazidos de acordo com as instruções bíblicas.

Alguns anos depois, um segundo grupo menor acompanhou Esdras, o escriba, a Jerusalém. Eles também desejavam unir-se ao serviço israelita a Deus, conforme estabelecido na Sua lei.

Assim como os israelitas tinham o templo de Deus em Jerusalém, também existe hoje um lugar onde o Senhor Jesus prometeu Sua presença (cf. Mateus 18:20). Podemos nos reunir em Seu Nome praticando o que está estabelecido nas Sagradas Escrituras a respeito da Igreja de Deus. Isso significa que, como Esdras, precisamos conhecer bem a Bíblia, reconhecendo-a como dada por Deus. Ela contém todas as instruções necessárias para os encontros cristãos.

Devido ao nosso fracasso, o testemunho visível da Igreja de Deus enfraqueceu consideravelmente desde os primeiros dias. No entanto, as promessas divinas ainda são válidas, desde que obedeçamos humildemente ao ensino bíblico. Ainda hoje experimentamos a bênção do Senhor, quando nos reunimos em Seu Nome, para lembrarmos dEle em Sua morte, ouvir Sua Palavra e orar a Ele.