E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar.

Lucas 11:1

Precisamos aprender a orar

Orar é falar com Deus. Qualquer um pode orar, quando quiser, mesmo uma criança. Se alguém está ciente de seus pecados, deve confessá-los diante de Deus em oração sincera, a fim de obter o perdão. E quem tem a certeza do perdão de seus pecados agradecerá sinceramente a Deus por isso. Agora, por que esse pedido: “Senhor, ensina-nos a orar”? Porque a oração não é apenas a expressão dos nossos desejos, não é apenas um grito de socorro na necessidade, ou simplesmente elogios e agradecimentos; é uma atitude de consciência, expectativa e escuta pela orientação dEle. Orar significa ter comunhão com Deus, transformando nosso ser mais íntimo. Quem ora e permite que Deus lhe fale diariamente por meio de Sua Palavra conhecerá cada vez mais a direção graciosa de Deus. Foi assim com Jesus Cristo, quando Ele estava na terra. Sua vida de oração não ficou escondida dos discípulos. Quantas vezes eles tinham ouvido o Senhor orando: dando graças antes de alimentar os cinco mil, durante as refeições, e antes e depois de Seu ministério. Mas eles ficaram muito impressionados quando Ele se retirou para falar a sós com Deus. Relfexo de uma íntima comunhão! Toda a sua vida foi de oração.

Ele ocupou o lugar de um servo fiel e dependente de Deus, cujo ouvido era despertado todas as manhãs (cf. Isaías 50:4). Diariamente, Ele se confiava à direção de Deus e esperava Suas instruções. Como precisamos aprender a orar! Na agitação do cotidiano, a quietude diante de Deus é tão necessária. O Senhor Jesus nos ensina por meio de Seu próprio exemplo. A Bíblia deixa isso claro.