E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa.

Lucas 7:36

O fariseu e a pecadora (1)

Antes de o Senhor Jesus Cristo começar Seu ministério público, João, o batista, convocou o povo de Israel ao arrependimento. Ele se referiu ao Redentor que foi prometido no Antigo Testamento e que agora viria para salvar Seu povo de seus pecados. Muitos judeus obedeceram a seu chamado e foram batizados. Era uma indicação exterior de que desejavam abandonar seus pecados para poder entrar no reino de seu Messias. Os fariseus e doutores da lei, no entanto, os líderes religiosos do povo, recusaram-se a obedecer a esta ordem de Deus (Lucas 7:30). O fariseu Simão foi uma exceção notável? Ele convidou Jesus para uma refeição. Havia algum respeito pelo Filho de Deus em seu coração? Mais tarde, fica claro que Simão, apesar de ter convidado ao Senhor, não Lhe evidenciou a cortesia, amabilidade e os cuidados com o bem-estar do seu hóspede, característicos da cultura local. Ele também não acreditava que Jesus era o Messias, o Filho de Deus. Então por que Simão convidou o Senhor? Os milagres que o Salvador havia realizado e Suas palavras de misericórdia e poder eram bem conhecidos. O fariseu simplesmente desejava mostrar que tinha mente aberta? Ou talvez ele quisesse fornecer alguma forma especial de entretenimento para os outros convidados? Ele pode ter sido motivado por tais ideias, mas são elas as condições certas para um conhecimento adequado do Filho de Deus, conhecendo-O como Ele realmente é e compreendendo o que Ele deseja ser para nós?

Continua