Assim, pois, as igrejas em toda a Judeia, e Galileia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.
Atos 9:31
Crescimento na igreja
O versículo de hoje nos relata como a Igreja de Deus prosperou nos primeiros dias. Embora hoje não estejamos mais vivendo no apogeu do Cristianismo, podemos aprender muitas lições saudáveis e encorajadoras dessa descrição. Naquela época, viviam crentes em vários lugares da terra de Israel, que se reuniam ao Nome do Senhor Jesus. Eles constituíam na sua totalidade a Igreja ou assembleia de Deus na terra. A Palavra de Deus enfatiza quatro pontos a respeito desse organismo vivo.
A Igreja estava em paz. Isso não era algo natural, visto que Satanás se esforça para causar ruptura por meio da resistência externa e causando dificuldades internas. Como podemos ser gratos por tempos de paz em que a Igreja pode prosperar!
Foi edificada. Por meio do ensino da Palavra de Deus nossa nova vida é nutrida espiritualmente, para que nosso homem interior possa crescer. Recebemos um alicerce de fé e fortalecemos nosso relacionamento com nosso Redentor.
Aumentou em número. É uma grande bênção quando outros encontram a fé e são acrescentados à Casa de Deus como pedras vivas. A Igreja então cresce visivelmente.
Os crentes andaram no temor do Senhor. O propósito do ensino bíblico é sempre encorajar o temor genuíno a Deus em nossa conduta. Desejamos então desfrutar da aprovação de Deus em tudo o que empreendemos.