E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.

Jonas 3:5

Crendo e agindo

O profeta Jonas recebeu de Deus a comissão de anunciar julgamento sobre o povo de Nínive, por causa de sua maldade. Ele passou pela cidade, clamando aos habitantes de lá: “Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida!” (cp. 3:4). Esta mensagem curta, mas clara, pesou na consciência das pessoas. Eles creram no que Deus disse e se arrependeram de sua vida pecaminosa. O rei deu a seus súditos a seguinte ordem: “convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos” (cp. 3:8). Deus viu que eles fizeram isso e os poupou do castigo.

Aquelas pessoas não contestaram o alerta de Jonas; nem buscaram argumentos para invalidar sua mensagem. Eles não disseram: “Isso não pode ser verdade!”. Eles simplesmente creram no que Deus havia declarado, assumiram as consequências necessárias e foram salvos.

Deus também tem uma mensagem igualmente séria para nós. Ele designou um dia para toda a terra, quando Ele trará o julgamento justo sobre toda a humanidade por meio de Jesus Cristo. Portanto, Ele nos ordena agora que nos arrependamos para evitar a punição (Atos 17:3031). Com base na obra redentora de Seu Filho, Ele deseja nos perdoar ainda hoje. Mas Ele espera que adotemos uma mudança genuína de coração e façamos uma confissão sincera de nossos pecados.

Como reagimos a esta mensagem? Cremos no que Deus nos disse e obedecemos ao Seu chamado para nos arrependermos e mudarmos nossos caminhos?