Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.

Hebreus 10:14

A memória de deus

Existem muitas pessoas que confessaram seus pecados a Cristo e creem nEle. Mas elas estão muito ocupadas consigo mesmas, em vez de confiar em Sua obra consumada. Isso as torna inseguras e carentes da plena certeza da salvação.

No capítulo 10 de Hebreus, frequentemente encontramos as palavras “não mais”. No versículo 2 não temos “mais consciência dos pecados”; no versículo 17: “E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades”. Da mesma forma no versículo 18: “Não há mais oblação pelo pecado”.

O Senhor Jesus fez o sacrifício perfeito no Calvário. Nenhuma outra oferta pelo pecado é necessária; isso seria de fato impossível. Deus aceitou o sacrifício expiatório de Cristo, confirmando sua validade perfeita e eterna.

Com base nesse sacrifício, Deus justifica todo aquele que vem a Ele em arrependimento e fé. Ele diz a eles que não mais se lembrará dos pecados daqueles que creem em Cristo, Seu Filho. Finalmente, a Palavra de Deus testifica que os crentes “nunca mais teriam consciência de pecado” (v. 2).

Imagine que houvesse uma longa lista de todos os meus pecados no céu, visto que Deus os conhece. Isso corresponderia à memória de Deus. Em contraste, os poucos pecados de que me lembraria corresponderiam à minha “consciência dos pecados”. Deus perdoa todos os pecados em Sua memória – isso inclui os poucos que podemos lembrar e que atormentam nossa consciência. Que bênção imensa é ter sido “aperfeiçoado para sempre” (v. 14)!