Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas; este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça... E estava vestido de uma veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

Isaías 63:1; Apocalipse 19:11,13

(Leia Isaías 63:1-14)

Quem é Ele, e de onde Ele vem, essa magnificente e formidável figura desta cena? Por que há sangue em Suas vestes? O Executor do terrível “dia da vingança” está retornando, pois Sua tarefa foi cumprida (v. 4; cp. 61:2; Lucas 21:22). Na revolta final, os povos se reunirão no território de Edom com o objetivo de atacar Deus e Seu povo (cp. 34:6). Mas eles serão totalmente aniquilados, o que é descrito neste capítulo como quando alguém que colhe uvas e as esmaga completamente para fazer vinho.

Talvez seja difícil reconhecer neste Vingador a mesma Pessoa que conhecemos como o misericordioso Salvador. O fato é que Sua obra para a glória de Deus tem esses dois aspectos. Ele, que ficou sozinho na cruz, aqui está sozinho para julgar (v. 3). Glorioso (v. 1), Ele age com Seu glorioso exército (v. 12), tornando Seu nome glorioso (v. 14), e habita em glória (v. 15) – “E nessa majestade cavalga prosperamente”, diz a passagem do Salmo 45:4 acerca do mesmo julgamento.

A nova e última seção do livro começa no versículo 7, ressaltando a benignidade e os louvores do Senhor. Não falhemos nisso, pois todos temos recebido da misericórdia de Deus.