E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.

Mateus 10:42

Sabedoria ou loucura?

A princesa Eugenie da Suécia foi tocada por um apelo dos órfãos de sua cidade. Ela vendeu todos os seus diamantes para construir uma casa para eles. Muitos anos depois, um membro da família real lembrou-se do que chamou de “ato de tolice”. “Loucura?”, respondeu a princesa. “Foi a coisa mais sensata que fiz na minha vida. Cada vez que vou ao orfanato, vejo meus diamantes cintilando na alegria daquelas crianças, e sou recompensada mil vezes.” Não é errado possuir riquezas e bens materiais. O que é ruim é amar o dinheiro e colocar a confiança nas coisas materiais e gloriar-se nelas. Além disso, a acumulação de bens corre o risco de ser acompanhada pelo empobrecimento de valores que o dinheiro não pode comprar: espírito tranquilo, paz, alegria e simpatia. A Bíblia nos ensina como quebrar esse apego à riqueza e ao poder do dinheiro. É compartilhando. Um presente nos liberta do medo do futuro e nos torna conscientes da graça de Deus. Amigos cristãos, ao darmos nos tornamos imitadores de nosso Pai celestial. Mas devemos dar com alegria e amor. Pois, o apóstolo escreve, “ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres… e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria” (1 Coríntios 13:3). Porém não devemos esquecer que as doações de caridade nunca vão nos garantir um lugar no céu. Somente a fé em Jesus Cristo e em Sua obra redentora nos garantem o favor de Deus.