Que estáveis discutindo entre vós pelo caminho? Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior.

Marcos 9:33-34

QUAL É O MAIOR?

O Senhor faz uma pergunta simples a Seus discípulos aqui – revelando a raiz de sua fraqueza.

O que eles discutiram? Eles discutiram acerca de “qual era o maior”! Este é um problema real hoje e é a fonte de muita discórdia entre o povo de Deus. A discussão pode estar girando em torno de um assunto totalmente diferente, mas muitas vezes de modo oculto, nosso ego interfere facilmente na conversa. E não quer apenas ser grande, quer ser “o maior”! Mas quando um crente quer ser “o maior”, mais cedo ou mais tarde o resultado será que o menor deslize de um irmão é usado para menosprezá-lo e exaltar-se a si mesmo. O próprio pensamento de querer “ser grande” mostra quão pouco os discípulos entendiam os princípios do Reino de Deus. Eles ignoraram que o amor, a justiça, a graça e o poder de Deus deveriam ser vistos aqui. Mas mesmo eu e você, podemos cair na armadilha de usar uma desunião entre os crentes para nos exaltar. Os cristãos podem discutir entre si como os discípulos, mas na presença do Senhor Jesus ficariam em silêncio. Podemos ter certeza de que quando os crentes começam a discutir uns com os outros, eles se esquecem de que o Senhor os vê e ouve tudo.

O que o Senhor faz agora? Ele se senta e amorosamente aponta os doze para o caminho da verdadeira grandeza. Se alguém quer ser o primeiro no Reino de Deus, que de boa vontade ocupe o último lugar no caminho da glória: ele deve ser “o servo de todos” (v. 35)! Podemos estar prontos para servir a uma grande personalidade, mas estamos prontos para servir a todos?