Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós.

1 João 3:16

O maior amor

A extensão do amor de Cristo pode ser medida pelo fato de que Ele morreu por nós, pois “ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13).

O homem precisa de um motivo que suscite afeição e amor no coração. Mas o amor de Deus, o amor do Pai e do Filho, tem sua fonte na própria natureza de Deus. É soberano e não depende da condição de sua contraparte. Deus mostra seu amor, em que Cristo morreu por nós, quando éramos fracos, pecadores e inimigos (Romanos 5:610).

Nada poderia impedir que Cristo tomasse sobre Si o justo castigo que nós merecíamos, o juízo de Deus. Embora o Senhor Jesus pudesse prever plenamente o que estava reservado para Ele, Ele se deu por nós para que o amor imensurável que estava em Seu coração pudesse ser revelado.

Ninguém tirou Sua vida; Ele mesmo a deu (João 10:18). Ele poderia ter voltado para o céu sem passar pela morte, mas então nunca teríamos realmente conhecido Seu amor, Sua bondade e o coração de Deus. Todo o amor de Deus é revelado na morte de Cristo. Satanás cegou os homens: eles acham Deus duro e exigente, mas para o crente a cegueira e a escuridão deram lugar à luz do amor de Cristo.

O primeiro versículo de João 13 nos lembra do amor fiel do Senhor: “Como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até ao fim”. Embora Seu amor tenha sido tão severamente testado, não mudou seu caráter. Cristo é imutável. Podemos confiar plenamente nEle e em Seu amor.