Jesus Cristo, o justo... ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

1 João 2:1-2

EXPIAÇÃO (1)

As palavras “propiciação” ou “expiação” e “expiar” aparecem frequentemente na Bíblia. Se quisermos entender uma mensagem corretamente, devemos ter clareza quanto ao significado das palavras. Seu significado na linguagem cotidiana nem sempre corresponde ao seu significado no contexto bíblico. Pode-se adquirir esse conhecimento apenas estudando a Bíblia completamente.

A propiciação e a expiação significam que as exigências de nosso santo e justo Deus foram plenamente satisfeitas em relação à humanidade e a tudo o que foi afetado pelo pecado. Essas palavras não significam que a culpa foi apagada ou que uma dívida foi paga. Nenhum ser humano pode fazer isso, “porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23), morte eterna, que não nos deixa nenhuma possibilidade de expiação. O benefício da expiação não é para o pecador, mas para Deus. Todo pecado é uma ofensa a Deus, uma afronta à Sua santidade que requer restituição completa. A expiação traz isso. É o que a Sua santidade exige.

Satisfazer a Deus dessa maneira não tem nada a ver com vingança, como Ele provou ao dar Seu próprio Filho, Jesus Cristo, como o sacrifício para expiar nossos pecados. Ele é o meio de propiciação; como um Homem aqui na terra, Ele deu Sua vida na cruz para expiação. Nenhum outro poderia ter feito isso.

Continua