Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

Salmo 91:15

DEUS OUVE E RESPONDE

Isto é o que Deus diz de alguém que confia completamente nEle. Suas circunstâncias podem ser difíceis, talvez tão difíceis que não tens outra escolha senão invocar o Senhor. Mas é exatamente essa oração que tem as promessas de Deus. Ele promete uma resposta quádrupla: “Eu lhe responderei.” É o primeiro que nós, crentes, precisamos em meio ao sofrimento – a garantia de que não estamos gritando ao vazio; que existe Alguém que nos escuta e responde, Alguém que dedica tempo a nós e tem um interesse amoroso por nós. “Eu estarei com ele na angústia.” A tribulação ainda pode continuar “sendo necessária”. Mas, de repente, não estamos mais sozinhos. Como aconteceu com os três amigos de Daniel na fornalha de fogo, inesperadamente está Um conosco que o fogo não pode atingir, que “se parece com um filho dos deuses”, como o rei Nabucodonosor observa espantado. Vivenciamos o Senhor de maneira diferente nas dificuldades do que nos bons tempos, em uma comunhão mais profunda e intensa (1 Pedro 1:6; Daniel 3:25). “Livrá-lo-ei.” Assim como está, não vai ficar para sempre. Graças a Deus. A libertação vem porque o Libertador vem. Esse será o caso, a mais tardar, quando o Senhor vier para receber os Seus para Si mesmo. Então, a aflição e o sofrimento terão fim, de uma vez por todas. “O glorificarei.” A glória nos espera! A glória do Paraíso para aqueles que agora ainda morrem na fé. A glória da casa do Pai para todos os filhos de Deus. E a glória do Reino que Cristo compartilhará com os Seus. Clamemos ao Senhor sempre que precisarmos – e não só então! Sua resposta é certa para nós. Ele caminha conosco através das circunstâncias. E o fim de qualquer prova é certo: Sua glória, que Ele já tem reservada para nós.