E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
Lucas 5:8
Cristo veio para nos salvar
No capítulo cinco do evangelho de Lucas, temos o relato de um encontro pessoal que Simão Pedro teve com Jesus Cristo. Pedro colocou seu barco de pesca à disposição do Senhor, para que Ele pudesse falar à multidão que lá estava. Ele podia, portanto, ouvir as palavras de Jesus de Sua proximidade imediata, como ninguém mais poderia.
Então, algo notável aconteceu: por ordem do Senhor, Pedro pescou uma grande quantidade de peixes – em plena luz do dia e contra todas as regras da pesca. A princípio, ele objetou: “Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos”, mas então ele acrescentou: “Mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede” (v. 5). Isso foi um choque para todos os presentes. Contudo, Pedro caiu aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador” (v. 8).
Por que Pedro falou assim? O Senhor não o reprovou de forma alguma, mas realizou um milagre pelo qual ele poderia se alegrar. O que suscitou essa confissão de Pedro foi sua compreensão de que o Filho de Deus estava diante dele revelando algo de Sua divina grandeza e glória.
Estar consciente da santidade de Deus nos leva a admitir nossa própria inutilidade e pecado. Ninguém pode estar perante Deus, porque, como pecadores por natureza, estamos perdidos. Mas o Senhor Jesus veio buscar e salvar os perdidos. E todo aquele que nEle crê, recebe Sua garantia redentora: “Não temas!” (v. 10).