E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.

2 Coríntios 12:7

CASTIGO, DISCIPLINA OU PRECAUÇÃO?

O apóstolo Paulo explicou aos coríntios como Deus o levou ao Paraíso e concedeu-lhe uma visão profunda das coisas eternas e divinas. Lá ele ouviu palavras que um ser humano não consegue expressar. A Sagrada Escritura não relata qualquer outra pessoa recebendo tais revelações. Isso facilmente poderia ter instilado orgulho em Paulo. Ele poderia ter desprezado com condescendência a outros crentes, a quem Deus não confiou tanto. Todo cristão tem em sua velha natureza a inclinação para o orgulho e a arrogância. Qualquer sentimento de superioridade ou orgulho teria tornado ineficaz o importante e valioso ministério de Paulo. Por isso Deus lhe deu um espinho na carne, provavelmente alguma doença, que constantemente o conscientizava de que nada poderia fazer sem o Senhor. Foi apenas o poder de Deus que o manteve e sustentou em Seu serviço. Doenças e dificuldades na vida de um crente podem ter várias causas e objetivos, por exemplo, castigo ou disciplina. No caso específico de Paulo, não foi nenhuma dessas razões. Foi algo que Deus enviou por precaução. Isso mostra o quão cuidadosos devemos ser ao fazer julgamentos, quando vemos outros filhos de Deus sofrendo. Mesmo hoje, problemas podem surgir sobre nós, de modo que sejamos preservados de seguir um caminho errado ou de exibir um comportamento inadequado. Nessas ocasiões, será uma bênção para nós se nos submetermos à liderança de Deus e encontrarmos apoio na promessa que o Senhor deu a Paulo: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9).