Eu sou o Senhor, teu Deus… portanto não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há Salvador, senão eu.

Oseias 13:4

(Leia Isaías 43:8-28)

Reflitamos nos gloriosos nomes com os quais Deus Se revela nos versículos 11 a 15: Senhor, Salvador, Santo, Criador de Israel, Rei. Não há Deus além dEle. “E não há salvação em nenhum outro”, continua o apóstolo Pedro em Atos 4:12.

A vida cristã, contudo, não significa apenas ser salvo. Deus tem direitos sobre nós, da mesma forma que tinha sobre Seu povo Israel: “Ao meu povo, ao meu escolhido, ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor” (vv. 2021). Fica evidente que Israel não reconheceu tais direitos (v. 22), assim como na cristandade hoje em dia a verdadeira adoração é negligenciada!

“Eu, eu mesmo… por amor de mim” (v. 25)! É por amor de Si mesmo que Deus apaga nossos pecados. Sua glória exige nossa santidade. Ele providencia isso pessoalmente, embora seja o Deus ofendido por nossas maldades: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim”. Ele não somente se limita a removê-las; Ele promete que nem mesmo Se lembrará delas. Que misericórdia! No entanto, o Senhor acrescenta: “Desperta-me a memória; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que possas justificar-te”. Deus deixa para nós a tarefa de confessar nossos próprios pecados para que desfrutemos plenamente da obra realizada para expiá-los. Isso faz parte do louvor que somos chamados a proclamar.