Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

Atos 5:29

FIEL ATÉ A MORTE

Nascido em uma família aristocrática escocesa, o jovem Patrick Hamilton (15041528) foi enviado a Paris por seu pai para prosseguir seus estudos universitários. Lá ele buscou a verdade com ardor e descobriu o verdadeiro sentido da mensagem do evangelho. Isso lhe trouxe paz real. Com a morte de seu pai, ele voltou para a Escócia, convencido de que seu país precisava ouvir a Palavra de Deus, e começou a pregar o evangelho. Embora acolhido por alguns, ele foi confrontado por uma forte oposição. Seus inimigos logo encontraram uma oportunidade de prendê-lo, e ele foi condenado à morte. Foi-lhe oferecida a remissão se negasse sua fé, mas, obedecendo “a Deus mais do que aos homens”, ele respondeu: “É melhor se meu corpo for queimado nas chamas de sua estaca por confessar meu Salvador, do que negar Aquele que me ama”. Ele foi executado na manhã seguinte, pedindo a Deus que abrisse os olhos de seus compatriotas, para que reconhecessem a verdade.

Mas a maldade de Satanás não teve a palavra final. A fé dos cristãos presentes no martírio do jovem Patrick foi despertada e muitos começaram a proclamar Jesus como Salvador com mais ousadia.

Mesmo hoje, os cristãos enfrentam escolhas difíceis que afetam sua carreira ou mesmo sua vida. O apóstolo Paulo disse a Timóteo: “Tu, porém, tens seguido a minha doutrina… quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; e também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Timóteo 3:1012).