E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

João 14:13-14

Pedidos feitos em nome de Jesus

O Senhor Jesus disse aos apóstolos que eles fariam obras maiores do que Ele, porque Ele voltaria para Seu Pai (v. 12). Junto com essa garantia, ele fez uma promessa especial a respeito de ouvir suas orações. Este foi mais um consolo para Seus discípulos, a quem Ele estava prestes a deixar. Ele prometeu que estaria de acordo com as orações proferidas em Seu Nome. Até então eles não tinham orado em Seu Nome (cf. cp. 16:24). Agora, o Senhor introduziu a questão das orações em Seu Nome em antecipação à Sua obra de expiação que se aproximava, Sua ressurreição, ascensão e o estar assentado à direita de Deus. Orar, portanto, envolve mais do que meramente mencionar Seu nome. Quem ora em Seu Nome deve estar nEle, feito um com Ele. A expressão “em nome de” no Novo Testamento geralmente significa a representação da pessoa cujo nome é declarado: alguém fala e age em seu lugar e executa sua vontade e intenções. Orar em Nome de Jesus, portanto, corresponde à nossa posição em Cristo, nossa união com Ele na glória. Além disso, precisamos considerar a glorificação de Deus, como o próprio Senhor fez na terra. Se nossa associação com Ele e Seus interesses não determinarem nossos pensamentos e pedidos, a mera menção de Seu Nome será inútil. Uma oração em nome de Jesus é aquela que considera o que Seu Nome representa. As maiores promessas estão relacionadas com essa oração.