Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.

2 Reis 5:14

Naamã (3)

Foi somente depois de toda a persuasão de seus servos que Naamã seguiu as instruções do profeta Eliseu. Ele se banhou sete vezes no Jordão e foi imediatamente curado de sua lepra. Um detalhe no versículo de hoje, no entanto, é notável.

Naamã já havia muito tempo que estava no exército sírio, já havia participado de muitas batalhas. Provavelmente também havia sido ferido algumas vezes. Seu corpo certamente estava com cicatrizes. Além disso, a lepra também o deve ter desfigurado. Porém Deus, em Sua grande bondade, não apenas o curou, Ele fez sua aparência externa parecer a de “um menino”. A cura de Naamã no Jordão é uma ilustração adequada da salvação que Deus nos oferece em Cristo. Este detalhe em particular indica o que Deus faz ao pecador que vem a Ele para cura. Ele não apenas perdoa sua culpa, que é grande em si mesma. Doravante, Ele o considera como alguém que nunca se revoltou contra Ele, nem se tornou culpado por palavra ou ação. Resumindo, como se ele não tivesse nenhuma vida pecaminosa atrás de si. Deus “veste”, por assim dizer, os crentes com o próprio Cristo. Ele não vê mais o que eles eram, mas apenas “em Cristo”, em quem eles se tornam “a justiça de Deus”. Deus “fez pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21).

Concluído